Mauro Alencar

Mauro Alencar

Consultor e Pesquisador
TV Globo

Autor do livro A Hollywood Brasileira – Panorama da Telenovela no Brasil e das adaptações de Selva de Pedra, O Bem-Amado, Pecado Capital, Roque Santeiro e Vale Tudopara a coleção Grandes Novelas, é mestre e doutor com especialização em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela Universidade de São Paulo.[2]
Seu mais recente lançamento foi o livro Um Século de Paulo Gracindo, o eterno Bem-Amado, escrito em parceria com Gracindo Junior.
Em 2009, a convite de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), integrou o time de professores convidados para ministrar o curso Capacitação Profissional em TV Digital e Mídias Eletrônicas.
Por sua qualificação foi convidado a conhecer emissoras como a Televisa e TV Azteca (México), Telemundo (Miami), Telefe (Argentina), RCN e RTI (Colômbia), ICRT (Cuba), MBC e KBS (Coreia do Sul), NHK e Fuji TV (Japão), além de ter prestado assessoria para as maiores emissoras de TV do Chile – TVN (Televisión Nacional de Chile) e Universidad Católica (Canal 13).
Em Seul, apresentou-se na prestigiosa Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros, E em Cuba, na Escuela Internacional de Cine e TV San António de los Baños.
Suas atividades na televisão incluem consultoria e pesquisa para a Rede Globo, desde 1992, e aulas de Teledramaturgia em Oficinas promovidas pela emissora.
É membro da International Academy of Television Arts & Sciences, de Nova York, com participação de voto no Emmy.
Em 2013, seu livro A Hollywood Brasileira foi selecionado para a tradicional Feira do Livro de Frankfurt. E em 2015 participou da elaboração (consultoria e texto) do livro ilustrado 50 Anos de Novelas. No momento, escreve a biografia da atriz Susana Vieira.