EVENTOS GRATUITOS :: Telenovela: a joia da globalização

10/12/2019 > 16:00 - 17:30
Sala 3


Inscreva-se

A novela e, por extensão, a teleficção estão a caminho de se tornarem conteúdo global; agora incluindo o continente asiático como ator principal e, em particular, países como a China e Coreia do Sul. Passamos, portanto, de um intercâmbio “transnacional” para “global”, utilizando um processo apoiado pela Ciência Econômica.

Isto ocorre porque, apesar do grande número de mudanças tecnológicas e da aceleração da mídia, com novas janelas de comunicação, a teleficção continua sendo matéria-prima que alimenta todas as outras mídias. É a matriz de produção como fonte das várias plataformas que estão se desenvolvendo rapidamente ao longo deste século XXI. Testemunhamos  um novo passo na globalização, iniciado há 500 anos na Era das Grandes Navegações, onde rotas comerciais foram descobertas e consequentemente, culturas exportadas.
E se durante a década de 1990 tivemos um processo de transnacionalização, o século XXI se abre no campo da comunicação como o "século da globalização". Nesse sentido, a Globoplay, plataforma de transmissão de vídeo digital criada e desenvolvida pelo Grupo Globo a partir de 2015, é outro sinal de importância audiovisual para o processo de globalização em andamento nesta Era da Quarta Revolução Industrial.
Investigar o intercâmbio narrativo, a produção e o consumo é o objetivo de nossa apresentação no consagrado Festival Internacional de Cinema do Rio/ RioMarket.

A partir da década de 1970 e continuando neste século 21, encontramos a melhor produção ficcional dentro do gênero “telenovela” (e da teleficção em geral), especialmente por meio  das produções da TV Globo. Sua importância cultural e produção artística foram fatores que motivaram a Coreia do Sul a inaugurar em 2009 o Telenovela Channel, um canal de televisão que exibe com predominância as produções da Globo. Por outro lado, em Pequim, a cultura coreana (Hallyu – Onda Coreana) foi estabelecida em meados dos anos 90. É o crescimento do produto cultural coreano na China.


Evento Gratuito. Sujeito à lotação.




PALESTRANTE EMPRESA CARGO
Mauro Alencar TV GLOBO Consultor e Pesquisador