Abertura RioMarket 2023

A edição de 2023 terá início nessa quarta-feira, 04/10, às 10 hrs, no bairro da Glória. O evento ocorrerá de forma híbrida, possibilitando a participação de pessoas de fora do estado do Rio de Janeiro e, assim, difundindo os debates e os conhecimentos para todo o Brasil.


O RioMarket é o setor do Festival do Rio voltado para o mercado audiovisual, contando com diversos seminários, workshops e palestras, além de rodadas de negócios que possibilitam a apresentação de projetos a produtores e profissionais renomados. A edição de 2023 terá início nessa quarta-feira, 04/10, às 10 hrs, no bairro da Glória. O evento ocorrerá de forma híbrida, possibilitando a participação de pessoas de fora do estado do Rio de Janeiro e, assim, difundindo os debates e os conhecimentos para todo o Brasil.

A diretora-executiva do RioMarket e do Festival do Rio é Walkiria Barbosa, profissional do mercado audiovisual há quase 30 anos. Walkiria participou da idealização e criação do Rio Cine Festival, em 1985, o qual, posteriormente, juntou-se à Mostra Rio e originou o Festival do Rio, em 1999. Na mesma época, Walkiria fundou a produtora Total Entertainment, cuja filmografia conta com filmes como “Meu filho teu” (2001), de Walter Lima Jr., “Avassaladoras” (2002), de Mara Mourão, e os sucessos de bilheteria “Sexo, amor e traição” (2004), de Jorge Fernando, e “Se eu fosse você 2” (2009), de Daniel Filho.

A abertura do festival contará com a presença de Tiago Mafra, diretor-presidente da Ancine. Recentemente, ele participou do Brasil Streaming no painel sobre a regulação do VOD e a consequente ampliação do conteúdo brasileiro nas plataformas de streaming, um tema de suma importância para o audiovisual brasileiro. Tiago ingressou na Ancine em 2006 ocupando o cargo de Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual. Antes de ser nomeado diretor, também exerceu as funções de assessor e substituto do Superintendente de Registro e titular da Secretaria de Regulação da Ancine. 

Leonardo Edde, vice-presidente da Firjan e presidente do Conselho Empresarial de Indústria Criativa da federação, é outra figura importante que estará presente na inauguração do festival. Leonardo também é presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual e sócio fundador da Urca Filmes, com mais de 20 anos de experiência como produtor e diretor cinematográfico. Entre os diversos projetos nos quais trabalhou, estão “Os Desafinados” (2008), de Walter Lima Jr., “Tropa de Elite 2” (2010), de José Padilha, “Loucas para Casar” (2015), de Roberto Santucci, e “O Filme da Minha Vida” (2017), de Selton Mello. 

Por fim, a abertura também contará com Marcelo Calero, Secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Marcelo foi Secretário Municipal de Cultura em 2015, implementando projetos como a reforma e inauguração dos teatros Serrador e Ziembinski, a recuperação do Museu da Cidade e a entrega do Museu do Amanhã. Em 2016, assumiu o cargo de Ministro do Estado da Cultura por um breve período durante o governo de Michel Temer. Antes de assumir sua posição atual em fevereiro desse ano, ele desempenhou o cargo de Deputado Federal pelo Rio de Janeiro (2019-2023).